RESUMO
Devido à metodologia da Computação em Nuvem ser toda baseada em serviços de internet, isto gera uma maior vulnerabilidade, devendo o usuário e fornecedor do serviço se atentarem para cuidados especiais com a segurança das suas informações.
A segurança e a confiabilidade são os principais motivos que levam as empresas a não se adaptarem ao modelo. Muitas já são adeptas ao Cloud Computing, porém quando se trata de requerer um nível mais elevado de segurança elas ficam com receio de aceitar o modelo, e muitas vezes desistem de se adaptar. Segundo Juarez (2011), atualmente a Computação em Nuvem é mais utilizada para serviços menos críticos, que não exigem muita qualidade de serviço. Ainda segundo Juarez (2011), se essas experiências derem certo, então será questão de tempo até o modelo se tornar padrão para todos.
Segundo Carneiro (2008), em um relatório do Gartner (aput Brodkin, 2008), são mostrados alguns pontos importantes de uma Cloud Computing:
• Acesso privilegiado de usuários. O acesso aos dados via internet gera, consequentemente, maior insegurança, devido à falta de limites físicos e lógicos. Cabe ao fornecedor do serviço garantir que cada usuário acessará somente as informações que tem direito.
• Responsabilidade com regulamentação. Apesar dos dadosficarem armazenados no fornecedor do serviço, os clientes também têm responsabilidade com a segurança dos seus dados. Em caso de falta de integridade ou perda de dados, deve-se avaliar se foi uma falha de segurança do fornecedor ou do cliente.
• Localização dos dados. Quando o cliente adere ao ambiente de Computação em Nuvem, normalmente ele nem sabe onde os seus dados estão armazenados, podendo os mesmos estarem até em outros países. Isto implica em possíveis falhas de segurança devido às legislações específicas de outros países.
• Segregação dos dados. Os dados dos clientes na nuvem ficam armazenados em conjunto. É necessário conhecer as técnicas utilizadas