RELATORIO Quimica analitica
DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA E QUANTITATIVA
DOCENTE: PROF. DANIEL SOARES
AULA 02: VOLUMETRIA
Alinne Alves Ferreira Arlaniel Cardoso e Silva Caio Henrique G. Oliveira Jean Vitor Azevedo da Silva João Pedro Amaral Maria Franciele da Silva Araújo
ANÁPOLIS-GO
DEZEMBRO/2014
1 – INTRODUÇÃO Titulação é uma das técnicas universais de química e é geralmente usada para determinar a concentração de um soluto. As titulações podem ser do tipo ácido-base, na qual um ácido reage com uma base, ou titulação redox, na qual a reação é entre um agente redutor e um agente oxidante.
1.2 Preparação e padronização de NaOH Padronizar uma solução é determinar sua verdadeira concentração. O processo de titulação realizada na padronização se refere a uma titulação convencional. Na padronização de uma solução acida, utiliza-se um padrão primário de caráter básico e vice-versa. A solução padrão é usualmente adicionada por uma bureta, mas o contrário pode acontecer. O ponto final da titulação chama-se ponto de equivalência. Este ponto deve ser identificado por alguma mudança perceptível, por exemplo, alteração de cor de algum indicador adicionado. Esse ponto é o ponto final da titulação. As titulações são realizadas com auxílios de buretas. Alguns cuidados devem ser tomados ao utilizar uma bureta:
1. Verifique se a bureta está limpa, isto é, se o liquido escoa livre e uniformemente por toda a extensão da mesma.
2. Verifique se a torneira está engraxada ou lubrificada, no caso de êmbolo de vidro esmerilhado; se existe excesso de graxa. Torneiras de teflon, não precisam ser engraxadas.
3. Lave a bureta com duas porções pequenas do liquido que irá preenche-la (ambiente).
4. Enche a bureta com auxílio de um béquer, tomando-se cuidado de inclina-la num ângulo de 45º em relação ao solo, para evitar a formação de bolhas.
5. Verifique se nenhuma