Resumo
Avaliou-se o efeito da administração oral do extrato da casca de syzygium cumini sobre o pâncreas de ratos normais e diabéticos, os animais foram submetidos a eutanásia e o pâncreas retirado para analise histológica e imunoistoquimica para insulina. Observou-se uma diminuição e o tamanho das ilhotas pancreáticas , alteração na sua citoarquitetura e diminuição do numero de células com marcação positiva para insulina nos animais diabéticos e os animais não diabéticos, os resultados indicam que o extrato da casca de syzygium cumini não afeta o numero, o tamanho e a citoarquitetura das ilhotas pancreáticas.
Introdução
O Syzygium Cumini é uma planta popularmente usada no tratamento das diabetes melito insulino, as alterações observadas no pâncreas de animais diabéticos caracterizam-se por diminuição das células beta (b) e distorção da citoarquitetura das ilhotas, além da distribuição irregular de outras células pancreáticas.
O trabalho teve como objetivo verificar a influencia do extrato da casca de Syzygium Cuminino tamanho, na citoarquitetura, no numero de células B, nas ilhotas pancreáticas de ratos normais e diabéticos.
O estudo foi realizado em ratas adultas com pesos entre 180 e 300g, foi oferecido aos animais dieta solida e hídrica, os animais passaram por um período de adaptação de 10 dias antes do inicio do experimento
Para a indução da DMID foram ultilizados 150 animais, após permanecerem em jejum por 24 horas, ao final de um período de tratamento de 30 dias os animais foram submetidos a eutanásia. Após a abertura da cavidade abdominal, o pâncreas avaliado macroscopicamente, foi coletado e fixado em formol tamponado a temperatura ambiente por 24 horas.
Uma avaliação semi-quantitativa foi feita ultilizando-se um microscópio, realizando-se a contagem do numero de ilhotas por pâncreas, realizou-se a analise estatística aparente a (analise de variância) para numero e tamanho de ilhotas por pâncreas e números de