PROJETO
1. Disciplina e anos envolvidos:
Disciplinas envolvidas: Matemática, História, Língua Portuguesa, Arte.
Anos envolvidos: 6º ano ao 9º ano do ensino Fundamental
2. Tema central :
O tangram no ensino interdisciplinar.
3. Temas de apoio:
Formas geométricas; a história do tangram; produção textual
4. Justificativa:
Sabemos a importância da utilização de atividades lúdicas para aquisição habilidades necessárias para o ensino de Matemática. O jogo é um recurso que desperta o interesse dos alunos, pois é uma atividade diferente da que geralmente é proposta em sala de aula, além disso, os alunos aprendem brincando. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN):
os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções, além de possibilitar a construção de uma atitude positiva perante os erros, uma vez que as situações sucedem-se rapidamente e podem ser corrigidas de forma natural, no decorrer da ação, sem deixar marcas negativas (BRASIL, 1998, p. 46).
O ensino da geometria tem sido objeto de discussões e controvérsias. É um assunto de grande importância na escola, mas tem ficado em segundo plano no Ensino Fundamental e Médio. Assim, é preciso resgatar o espaço da geometria na escola. Para isto utiliza-se o Tangram, um quebra-cabeça chinês muito antigo, composto de 7 peças que permitem explorar diversos conceitos geométricos e desenvolver habilidades imprescindíveis ao processo de ensino aprendizagem da geometria.
5. Objetivos gerais e específicos:
· Contextualizar a história do Tangran;
· Trabalhar o raciocínio espacial, a análise e síntese;
· Mostrar que a Matemática pode ser divertida;
· Familiarizar o aluno com as figuras básicas da Geometria;
· Estimular a participação do aluno em atividades conjuntas para desenvolver a capacidade de ouvir e