Resumo
O livro Nada de Novo no Front é um romance baseado nas experiências de guerra do autor, o que torna as cenas descritas e a profundidade da história algo muito mais verossímil e até mesmo chocante.
O livro é narrado em 1ª pessoa pelo protagonista Paul o qual é um jovem de 18 anos que se alista para lutar pelo seu país, a Alemanha, na 1ª Guerra Mundial. O tempo narrativo é o presente e a estrutura da linguagem é simples, com uma descrição refinada dos acontecimentos que passam Paul e seus amigos durante a guerra. O que chama atenção é a forma objetiva, e cruel de como Remarque escreve os episódios de guerra. O escritor consegue mostrar por meio de uma narração emotiva, pelo que passavam e sentiam os soldados na Grande Guerra, não tem como não se envolver e se sentir nauseado com tamanha brutalidade.
Remarque aos 18 anos, teve que abandonar os seus estudos e ir lutar na 1ª Guerra Mundial, por isso esse romance é caraterizado como sendo autobiográfico no qual ele expressa os seus traumas de guerra. Por isso, o autor tem propriedade para falar de um assunto tão complicado, afinal, conviveu com os horrores da guerra, com o sofrimento de soldados que sofreu a perda de amigos na linha de frente da batalha. .
O romance começa com uma técnica literária chamada inediares, uma expressão do latim que significa “no meio das coisas”, ou seja, não há um início da história, a narração já é iniciada no meio de uma ação. Paul Baumer está com os seus amigos a nove quilômetros da linha de frente, notase como estão satisfeitos por causa da boa alimentação que tiveram, feijão branco com carne de vaca. Com isso, o narrador já explica da dificuldade de ter uma alimentação completa na guerra, muitas vezes, falta carne e suprimentos. .
A guerra é difícil. Paul, continua mostrando-se como era a vida na frente da batalha, onde tudo acontecia primeiro, onde dificultava para os soldados descansarem,