resumo
Teoria psicanalítica e sua aplicação nas organizações A teoria psicanalítica teve como fundador Freud, nascido em 1856, na Áustria. Freud formou -se em medicina. seu interesse inicial foi o estudo dos distúrbios mentais.
Freud e método cientifico Freud estudou os aspectos irracionais da vida humana. sua primeira grande contribuição à psicologia foi a introdução do método cientifico na área da irracionalidade. Freud desenvolveu a teoria geral da dinâmica da personalidade o estudo da natureza humana no decorrer das varias faixas de idade e a teoria do impacto da sociedade, da cultura e da religião sobre a personalidade.
Conceitos principais Os conceitos principais da teoria psicanalítica são os de energia, libido, e deslocamento e pulsão; as subdivisões da personalidades (id, ego e superego); as qualidades mentais ( consciente, pré-consciente e inconsciente); os instintos; as defesas do ego e a formação das características individuais.
Energia
A energia mental é algo que pode ser transformado , dirigido, acumulado , preservado, descarregado e dissipado, mas não pode ser totalmente destruído.
Libido
È a energia que constitui o substrato das transformações da pulsão sexual.
Deslocamento
È o mecanismo de defesa caracterizado pela transferência de emoções ou fantasias do objeto a que estariam originalmente associados para um substituto.
Pulsão
Processo dinâmico que consiste numa pressão ou força que faz o organismo tender a um alvo.
Subdivisões da personalidade
Id
O id é formado pelas pulsões - instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes. Ele funciona segundo o princípio do prazer. Não faz planos, não espera, busca uma solução imediata para as tensões, não aceita frustrações e não conhece inibição.
Ego É a parte organizada da personalidade, É esse princípio que introduz a razão, o planejamento e a espera ao comportamento humano: a satisfação das pulsões é retardada até o momento