Inflação
1. INTRODUÇÃO
Vamos iniciar a exposição sobre um dos temas que tem preocupado economias de todas os países do mundo, utilizado como um dos índices de saúde econômica e financeira das nações. Estamos falando do fenômeno chamado inflação, o mais conhecido dos tipos de variação do valor da moeda. Demonstraremos seu conceito, características principais, tipologia e conseqüências. Faremos um breve histórico sobre a escalada da inflação em nosso país.
2. CONCEITO
É a alta contínua e generalizada no índice de preços, causando depreciação no valor da moeda. Trata-se de um fenômeno universal, comum a praticamente todos os países, variando apenas de intensidade e de época para época.
3. TIPOS
Existem quatro tipos de variação do valor da moeda:
3.1 - INFLAÇÃO: É a categoria predominante de variação do valor da moeda, podendo ser definida como "alta generalizada dos preços de todos os bens e serviços de maneira persistente e continua".
3.2 - DESINFLAÇÃO: Seria justamente o oposto de inflação, resultado normalmente de intervenções governamentais como, por exemplo, programas de estabilização, alteração/correção da política econômica resultando na volta da estabilidade dos preços.
3.3 - DEFLAÇÃO: Podemos definir como sendo "queda generalizada dos preços", resultando em valorização da moeda em relação aos outros ativos e ocorre normalmente em períodos de estagnação econômica.
3.4 - REFLAÇÃO: É a recuperação dos processos deflacionários.
Neste trabalho vamos nos ater ao tipo mais predominante de variação do valor da moeda: a inflação.
4. CARACTERÍSTICAS
Caráter monetário: essencialmente um fenômeno de natureza monetária caracterizada depreciação da moeda, resultante da elevação geral dos preços.
Abrangência: atinge todos os ativos da economia sendo que pode variar de intensidade entre este ou aquele.
Dinâmica: a inflação é um processo dinâmico de preços em alta, não uma situação estática de preços altos.