resumo
Pioneiro dos desbravadores no Brasil, primeiro a vestir o uniforme em nosso país. No fim de 1958 começo de 1959 ele recebeu um material dos Estados unidos, um pouco estragado, em ingles, mas ele pediu que seu pai traduzisse para ele, examinando melhor ele percebeu que se tratava de material de um trabalho novo que ele não conhecia ainda e era sobre o departamento de jovens. Se informando mais, ele resolveu organizar um clube em uma igreja, e ele fez isso na igreja do bairro do Meyer, pois essa se destacav como liderança jovem.
Ele precisou fazer seu proprio uniforme, bandeira, lenço, traduziu o hino do ingles para o portugues, e tambem uniformizou o seu clube, que na época não era bem visto por ser ligado esse nome, clube, aos clubes de futebol, e foi por isso que duas senhoras o chamaram de louco. Sua luta foi grande, ele tinha que ir em várias igrejas para organizar clubes, explicar do que se tratava, em congressos jovens ele tinha que lutar por espaço para o departamento de desbravadores. Seuu ministério como pastor durou 41 anos vinte nove desses anos foram dedicados aos jovens e desbravadores.
Para a Associação geral de nossa igreja, o pastor Bels é um dos pastores que mias tempo ficou no trabalho com jovens e desbravadores, foi ele tambem que organizou o primeiro campuri de uma união, que aconteceu em Vila Velha no estado do Paraná, que pertencia á União Sul Brasileira, porém a sede era em São Paulo, o primeiro campuri de divisão também foi organizado por ele e também aconteceu no estado do Paraná, na cidade de Foz do Iguaçú.
Para homenagear o pastor Claudio Bels, a união sul paranaense instituiu a comenda Claudio Bels, que é dado as pessoas que se dedicam a vida a salvar do pecado e guiar no serviço nos 3 estados do sul do Brasil.