História do vitrinismo
No império romano, mais especificamente no séc. II antes de cristo, já nos conta a historia da vitrine. Nessa época o mercado Trajano tinha seus andares com 150lojas agrupadas de acordo com o produto que vendiam. Digamos que teria sido o modelo primordial dos shoppings centers que temos hoje. Depois, na idade média, o comércio passou a ser feito ao ar livre,as feiras, as lojas características da antiga idade romana foram desaparecendo. Com o advento da Renascença houve um surgimento das lojas (estimulado) pelo mercantilismo mais a frente com a RevoluçãoIndustrial (séc. 19) começaram a aparecer espaços na parte frontal das lojas na Europa, joalheiros e artesões expunham seus trabalhos. Podemos dizer que este foi o embrião das vitrines de hoje. Ostermos de decoração, manequins e vitrine começaram a ser usados em 1850, com o surgimento também das chamadas “bonecas da moda” feitas em couro e porcelana.
Quando o vitrinismo chegou ao Brasil ?Durante o Império Romano já havia lojas em salas retangulares, tendo ao fundo um mezanino, onde o lojista morava. Já havia também a preocupação em expor as mercadorias, que eram colocadas em prateleirasou em balcões, como mostram desenhos e pinturas encontrados em Pompéia.
As atividades comerciais se desenvolveram substancialmente e, como consequência, surgiram os primeiros grandesestabelecimentos comerciais. Um dos mais grandiosos exemplos foi o Mercado de trajano, construído no século I, com cinco andares, aquilo que podemos entender como o primeiro “shopping center” da história. No térreovendiam-se joias, flores, frutas, facas e armas. No primeiro andar, vinho e óleo, nos segundo e terceiro, especiarias, temperos e tecidos, no quarto ficavam os escritórios públicos e no quinto, peixese crustáceos, em um total de 150 lojas. Com o fim do Império Romano (753 a.C.- 476 d.C.) e a chegada da