vitrinismo
Relatório da Vitrina
Introdução
O presente trabalho foi solicitado na área da disciplina Comunicar no Ponto de Venda, referente ao módulo 7 “ Introdução ao Vitrinismo”. O trabalho estará dividido em duas partes: a parte teórica e a parte a prática.
Na parte teórica iremos abordar o que é vitrinismo, vitrinismo e comunicação e os vários objetivos das vitrinas.
De seguida, na parte prática, iremos elaborar uma vitrina de uma loja à nossa escolha e abordar os seus principais pontos como o seu público-alvo, a sua durabilidade, as características da loja, os materiais necessários para a sua realização e os produtos que a loja terá.
Como sabemos o vitrinismo é bastante importante para aumentar o número de vendas, se a vitrina estiver bem construída. Se isto não acontecer, pode provocar o efeito contrário.
A vitrina tem como principal objetivo atrair o cliente e provocar nele o desejo de compra e de posse. Deve estabelecer uma ligação entre o cliente e a loja.
Como diz Thereza Scolese, do Ateliê das Vitrinas no Brasil, a função das vitrinas “é atrair, seduzir, conquistar o cliente”.
Para atrair o cliente, as vitrinas tem de contar uma história, mais do que simplesmente apresentar os produtos ou serviços, tem que apelar aos sentimentos e emoções dos clientes.
A pessoa que elabora a vitrina tem que perceber e conhecer o que o cliente quer, gosta e deseja, de modo a criar a vitrina com a capacidade de seduzi-lo à primeira vista.
A sedução deve ocorrer quer pela criatividade, quer pela inovação, ou simplicidade de apresentação dos produtos da vitrina. Por vezes não é necessário algo muito elaborado para conquistar a atenção do consumidor. Muitas vezes a vitrina mais simples e mais bem cuidada é a que mais influencia o cliente.
Parte Teórica
Vitrinismo
O vitrinismo é uma das vertentes do merchandising e diz respeito às técnicas utilizadas na realização das vitrinas, com o intuito de melhorar os resultados na exibição dos