Vitrinismo
Odair Catarina Junior
Profº Martin May
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Gestão Comercial – Técnicas de Gestão
10/09/2012
RESUMO
Este paper trará um breve apanhado das principais informações do que é vitrinismo, Sua importancia, seu uso, e algumas características. Levando em consideração que estaremos tratando de uma das vertentes do merchandising, vitrinismo merece uma especial atenção no âmbito da gestão comercial.
Palavras-Chave: Vitrinismo. Gestão Comercial. Merchandising.
1 INTRODUÇÃO
O vitrinismo pode parecer banal mas esta diretamente ligado ao sucesso das vendas numa loja ou ambiente comercial, pois através as técnicas elaboradas consegue-se atrair o cliente, estimulando seu desejo de conhecer e adquirir os produtos comercializados. Assim sendo "as vitrines têm um potencial tão grande e uma participação tão importante nas vendas do comércio varejista que estudos estimam que mais de cinqüenta por cento das vendas realizadas tem como efetivador a vitrine.”
2 CONCEITO DE VITRINISMO
Basicamente o vitrinismo consiste nas técnicas utilizadas na montagem de vitrines, como ja dissemos é uma das vertentes do merchandising, sendo que, vitrine é a disposição planejada e controlada dos produtos ao público, tendo como objetivo a venda dos mesmos. “É uma arte hermética e reservada a poucos iniciados que transformam simples espaços para exposição de produtos em verdadeiras obras de arte capazes de seduzir até os mais duros corações”, (GUSMÃO, 2009) A vitrine deve valorizar o produto enaltecendo suas características e qualidade. Através da comunicação visual a vitrine agrega valor a mercadoria exposta e estimula os sentidos ao transmitir uma ideia ou até mesmo uma sensação ao possível cliente que toma contato com o cenário e produção exposta. O termo Vitrine, vem do francês “vitre” (vidraça, cuja origem vem do latim “vitrum”