Proposta de registro do São João de Corumbá
TRABALHO SOBRE COMO FAZER UMA PROPOSTA DE REGISTRO NO LIVRO DAS CELEBRAÇÕES: O SÃO JOÃO DE
CORUMBÁ
Os ritos da festa do São João do Corumbá consistem em passar pela casa de alguns festeiros, acompanhando a saída do andor oficial da Casa de Cultura Luís de
Albuquerque (ILA), depois descer pela ladeira Cunha e Cruz, banhar o Santo a meia noite e coroar e erguer o mastro de São João. Esse modo de realizar as celebrações ocorre desde o século XIX e resguardou grande parte da cultura da época, sendo lembrada todo ano na festa, que para além disso, a celebração nesse local especifico, assume um caráter histórico de grande valor, já que a cidade teve grande importância no panorama nacional, reconhecida pelo IPHAN, pelo seu tombamento¹.
As comemorações de São João não tinham uma dimensão institucional, partiam da iniciativa das pessoas que faziam promessas - atualmente, parte das festividades é organizada por instituições ligadas ao governo local. Sua fé de que aquele ato os ajudaria se tornou tradição. Seu senso de comunidade se ampliou e permaneceu na continuidade da celebração. E a tradição chegou aos dias de hoje quase inalterada, ganhou novas perspectivas, devido as alterações no contexto histórico, mas manteve sua essência original.
Foto: Descida pela ladeira Cunha e Cruz
Banho de São João
Há relatos sobre duas formas de celebração²; a da elite – realizadas em clubes e salões – e a forma popular, realizada nas ruas, em frente as casas. Essa última se mantém ainda hoje e é uma rica expressão de religiosidade e identidade popular, que ocorre da noite do dia 23 para o dia 24 de Junho.
Hino tradicional
“Deus te salve João
Batista sagrado
O teu nascimento
Nos tem alegrado
Se São João soubesse que hoje era o seu dia Descia do céu à terra
Com prazer e alegria
João batiza Cristo
Cristo batiza João
Todos foram batizados
Lá no rio Jordão”
(Disponível em: www.corumba.com.br)
Celebração popular em