manejo pra bovinos de corte
1
27
ISSN 1517-4875
Desembro, 2002
Corumbá, MS
Manejo Reprodutivo e Sanitário para bovinos de corte do Pantanal
-1- Calendário Profilático
José Robson Bezerra.Sereno1
Aiesca Oliveira Pellegrin2
João Nolberto Ormay3
Introdução
No Pantanal os animais são criados extensivamente em pastagens nativas, cujo manejo profilático-sanitário limita-se, basicamente, a cura do umbigo, vacinações anuais contra febre aftosa, raiva, curas e/ou tratamentos por acidentes. A carência em assistência técnica veterinária, faz com que os cuidados com os animais sejam realizados por peões, gerenciados por capatazes pouco habilitados tecnicamente para a administração de grandes propriedades, dificultando sobremaneira a implantação e/ou adoção de novas tecnologias. Com a economia globalizada, a atividade agropecuária tornou-se mais especializada e competitiva, obrigando aos seus seguimentos a utilizarem planejamento criterioso, visando ofertar produtos de qualidade a baixos preços na tentativa de permanecer no mercado.
O calendário profilático-sanitário, implantado e testado na fazenda Nhumirim, propriedade da EMBRAPA Pantanal, em pastagens nativas com 600 vacas de cria e carga animal de 0,27 UA/ha, durante cinco anos consecutivos, foi posteriormente incorporado como prática de rotina nesta propriedade. No primeiro ano de implantação desta proposta de manejo SERENO & PELLEGRIN (1993) observaram aumento de 16% na taxa de prenhez (54 para 70%), ou seja, 67 bezerros a mais na receita da propriedade. 1
2
3
Esta proposta, que apresenta um resumo dos cuidados sanitários necessários para com os animais, sendo de fácil aplicabilidade, não alterando a prática de manejo tradicional da região (trabalho de gado). Deverá ser revisada e/ou atualizada a cada dois anos e até modificada, caso surjam outras doenças/enfermidades ou problemas na região (Tabela 1).
De acordo com o calendário oficial, as campanhas