Resumo
O artigo abrange o assunto sobre a importância do entendimento da disciplina de química nas escolas de ensino fundamental e médio. Visando o quão é fundamental a compreensão dos alunos e a interação com estes de tal forma para suprir as dúvidas existentes por parte dos alunos, acerca do motivo pelo qual estudam química. Analisando assim as reflexões sobre a aprendizagem.
A motivação veio a partir de um projeto desenvolvido pelos autores do artigo, Almeida, E. C. S.; et al. na escola Presidente Médici, o projeto teve destaque em ensinar e melhorar o entendimento dos conteúdos de química, através de aulas diferentemente daquelas em sala de aula. Despertando assim o interesse pela ciência, e facilitando a aprendizagem.
O projeto propôs um ensino mais contextualizado de várias situações do cotidiano, procurando solucionar os problemas reais e buscar o conhecimento necessário. Fugindo das mesmices aulas teóricas em sala de aula com o objetivo de que os jovens tenham noção do valor da ciência.
As atividades realizadas por eles foram de fundamental importância, pois o foco foi diagnosticar os interesses e motivações da turma, desenvolvendo a capacidade de compreensão, análises, senso critico e principalmente inseri-los na sociedade de forma mais conscientes e participativos.
Foi também elaborada uma pesquisa com as professoras, onde o resultado não foi nada positivo, porque ainda á grande desmotivação da parte delas e falta de interesse, desviando assim totalmente seus papeis de educadoras.
O presente trabalho teve por finalidade investigar a relevância do cotidiano como estratégia de ensino/aprendizagem na disciplina de química, na modalidade de educação dos jovens, e pode-se notar que é claro a necessidade de melhorias no ensino.
Resumido