Sistemas operacionais de tempo real
Outro tipo de sistema operacional é o tempo real. Esses sistemas são caracterizados por terem o tempo como um parâmetro fundamental. Por exemplo, em sistemas de controle de processos industriais, computadores de tempo real devem coletar dados sobre o processo de produção e usá-los para controlar as máquinas na fábrica. É bastante comum a existência de prazos rígidos para a execução de determinadas tarefas. Por exemplo, se um carro está por uma linha de montagem, certas ações devem ser realizadas em momentos específicos. Se um robô soldador realizar seu trabalho – soldar – muito cedo ou muito tarde, o carro estará perdido. se as ações precisam necessariamente ocorrer em determinados instantes (ou em um determinado intervalo de tempo), tem-se então um sistema de tempo real crítico. Muitos deles são encontrados no controle de processos industriais, aviônica, exercito e áreas de aplicação semelhantes. Esses sistemas devem fornecer garantia absoluta de que determinada ação ocorrerá em determinado momento.
Outro tipo de sistema de tempo real é o sistema de tempo real não crítico, no qual o descumprimento ocasional de um prazo, embora não desejável, é aceitável não causa nenhum dano permanente. Sistemas de áudio digital ou multimídia pertencem a essa categoria. Telefones digitais também são sistemas de tempo real não critico.
Uma vez que cumprir prazos rigoroso é crucial em sistemas de tempo real, algumas vezes o sistema operacional é simplesmente uma biblioteca conectada com os programas aplicativos, em que tudo está rigorosamente acoplado e não há proteção entre as partes do sistema. Um exemplo desse tipo de sistema em tempo real é e-Cos.
As categorias de sistemas portáteis, embarcados e de tempo real se sobrepõem de modo considerável. Quase todas elas têm pelo menos alguns aspectos de tempo real. Os sistemas embarcados e de tempo real executam apenas softwares colocados pelos projetistas do sistema; o que facilita a proteção. Os