Sistemas Operacionais de Tempo Real
Sistemas Operacionais de Tempo Real
Emanuel Gomes¹, Jair Pereira², Jamison Silva³
1Sistemas de Informação – Faculdade Sete de Setembro (FASETE)
² Professor Igor Costa – 29/08/2012
Resumo. Esse é um artigo fala sobre sistemas operacionais de tempo real (S.O.T.R), qual sua definição, suas características e conceitos, quais as suas funcionalidades e onde podem ser aplicados, e qual as possíveis consequências em relação a falhas nesse tipo de sistema. Também mostra qual a diferença entre o S.O e um S.OT.R. e alguns tipos de sistemas operacionais tempo real existentes.
1 Definição
Como sabemos a revolução do conhecimento e da informação começou na virada do século xx e desde então não para de crescer, trazendo com si seus benefícios e malefícios, porém ultimamente a sociedade não sofre tanto com os malefícios pelo contrario desde a revolução as pessoas e empresas só se beneficiaram. Grandes mudanças de hábito mundial estão alterando o ambiente empresarial, uma delas é o modo de administrar uma empresa juntamente ao conhecimento de um sistema de informação, que vem com o propósito da competição e eficiência. Esses sistemas podem auxiliar as empresas a estender seu alcance e locais distantes. Existe uma grande diversidade de definições relacionadas com Tempo Real, os sistemas que lidam com Tempo-Real, os serviços que prestam e as funcionalidades que desempenham.
Na medida em que os sistemas computacionais se proliferam na sociedade atual, aplicações com sistemas de tempo real tornam-se mais comum, Segundo o autor Alan C.Shaw Sistema de tempo real são sistemas de computação que monitoram ,respondem ou controlam um ambiente externo. Esse ambiente está conectado a computadores através de sensores, atuadores e outras interfaces de entrada e saída. Podem constituir-se de objetivos físicos ou biológicos de qual quer forma ou estrutura. Porem uma forma mais fácil de entender como podemos observa na