Responsabilidade social
A responsabilidade social há muito tempo estava mais relacionada ao terceiro setor que cumpria papel fundamental para ações sociais que favoreciam na maior parte pessoas com baixa renda. Com a globalização empresários e empresas transformaram-se em objetos capitalistas. Com tudo os consumidores e responsáveis por sustentar o capitalismo passaram a ser mais exigentes, essas exigências incluíam idéias inicialmente formadas pelo terceiro setor.
Em fim a responsabilidade social tornou-se âmbito das empresas e organizações que queriam estar presente no novo mercado capitalista e globalizado.
Desta forma surge a Responsabilidade Social Empresarial ou Corporativa que visa a relação sustentável com o meio ambiente, o bem estar e desenvolvimento do funcionário e seus familiares, o envolvimento da comunidade nas ações empresariais e a inclusão de pessoas descriminadas pela sociedade. As organizações passam a perceber que esse novo conceito influência diretamente no crescimento e desenvolvimento de todos e principalmente contribui para o desenvolvimento do país, isso inclui a população.
Inicialmente a Responsabilidade Social Empresarial está relacionada a filantropia e mais tarde é vista como investimento social. Pois é visível o retorno que a empresa tem ao investir no desenvolvimento social, favorecendo a todos os envolvidos.
Segundo algumas instituições como a Business for Social Responsability apud Rede Ethos de Jornalistas, Responsabilidade Social Empresarial define-se como relação que a empresa estabelece com todos seus públicos no curto e longo prazo, já de forma mais simplista muitos autores define que responsabilidade social é uma prática relacionada ao marketing social que contribui diretamente nos resultados da organização e determina um compromisso com a sociedade.
As novas políticas sociais interferem em todas as ações e com isso podemos dizer que a responsabilidade social envolve a todos que estão na sociedade, a preocupação das