resumo
A atividade organizada de produção de conhecimento científico estabeleceu-se no páis nos últimos 50-60 anos, por meio da reforma universitária. Esse sistema deu certo, pois hoje a produção nacional de trabalhos científicos tem 2% de participação na produção mundial e, devemos destacar a constituição de casos específicos de sucesso no que se refere às ciências aplicadas e à pesquisa tecnológica, no período. As nossas universidades devem priorizar a formação de bons professores, e em boa qualidade e devem ampliar as vagas nas universidades públicas, sem perder a qualidade. Um desafio para o planejamento estratégico e a política de ciência e tecnologia é não deixar perdurar o fato da ciência brasileira estar 0% localizada na região Sudeste.
"Nos últimos 50-60 anos, a atividade organizada de produção de conhecimento científico estabeleceu-se no país. No centro desse processo estiveram a reforma universitária, institucionalizando a pós-graduação, e a estruturação de um sistema de apoio e financiamento à pesquisa e aos pesquisadores nas universidades e nos centros de pesquisa governamentais". (p.53)
" Como indicador sinalizando efetivos resultados desse sistema, temos hoje a taxa de 2% de participação da produção nacional de trabalhos científicos na produção mundial".(p.53)
" Notável também no período foi a constituição de casos específicos de sucesso no que se refere às ciências aplicadas e à pesquisa tecnologica."(p.53)
" Estabelecida uma plataforma básica importante, a responsabilidade de ampliação com qualidade e atenção às demandas e necessidade da sociedade e do desenvolvimento do País, pelo seu bom e pleno funcionamento, é grande".(p.53)
" As nossa melhores universidades devem priorizar a formação de bons professores, e em boa qualidade".(p.54)
" A ampliação de vagas nas universidades públicas, sem perder a qualidade, é outro grande desafio".(p.54)
" A ciência brasileira está 60% localizada na região Sudeste. Por razões estratégicas e de justiça