resumo
Ishaan Awasthide uma garoto de nove anos é o centro do filme, ele enfrenta sérias dificuldades de aprendizado devido ao fato de ter dislexia, porém seus pais e professores ignoram totalmente o fato. Não consegue compreender e nem se focar nas aulas, e corre o rico de ser reprovado, não sendo esta a primeira vez. Seu pai um homem rude, pensa que o problema do garoto é apenas falta de disciplina. Para se não deixar transparecer sua frustração ele se esconde atrás de travessuras, tentando de alguma forma chamar atenção, além de constantemente viver num mundo de sonhos e fantasias onde sua realidade é menos dura.
Apesar de todos desacreditarem da sua capacidade, ele possui um talento, a pintura que é sua paixão, e por mais que não saiba ler nem escrever faz desenhos lindos e criativos. Devido ao fato de não compreender as lições e sempre fazer travessuras é constantemente punido pelo seu mau comportamento, mas as coisas pioram quando seu pai é chamado na escola por ele ter falsificado um documento, diante disso sem ao menos dar oportunidade a mãe do garoto para manifestar sobre sua opinião, o pai resolve mandá-lo para um colégio interno, Ishaan implora e chora para não ir, mas não adianta.
Longe da família, ele se isola, ainda mais perdendo totalmente a vontade de aprender, e viver. Refugiando-se num mundo de tristeza, dor e de falta de vontade.
Mas sua sorte começa a modificar quando um professor muda-se, e um novo é contratado. O novo professor, ao contrário dos outros contagiava todos com sua alegria e surpreende-se ao ver um desenho de Ishaan, que tinha se tornado um garoto calado que deixava sempre a folha em branco, com sua alta sensibilidade e por se importar com o próximo logo o professor substituto percebeu que algo estava