resumo
Aluna: Elizabeth Mª de J. Santos
Culturas: Rúcula e Espinafre
RÚCULA
Planta originária da região do Mediterrâneo e Europa, e conhecida desde a Antiguidade, a rúcula (Eruca sativus Mill.), também conhecida como mostarda persa, pertence à família das brássicas (repolho, couve, couve-flor, brócolis, nabo, agrião, mostarda e rabanete).
Clima: A rúcula é uma hortaliça que cresce melhor em um clima ameno, com temperaturas em torno de 16 a 22°C. Em temperaturas mais altas a planta tem seu desenvolvimento prejudicado, florescendo precocemente. Além disso, quando cultivada em temperaturas elevadas, suas folhas tendem a ser menos tenras e mais amargas. Embora suporte bem temperaturas próximas de 0°C, em regiões com invernos rigorosos as plantas jovens podem necessitar de proteção, como o cultivo em estufas agrícolas.
Principais cultivares: no mercado brasileiro três tipos de rúcula, que são a Cultivee, Rococó e Myway.
Propagação: por sementes; cada grama de semente contém 550 a 580 sementes.
Plantio e espaçamento: Semeie as sementes diretamente no local definitivo, superficialmente ou a uma profundidade não superior a 0,5 cm no solo. As sementes germinam normalmente em 4 a 8 dias. Quando as plantas atingem cerca de 10 cm de altura, o excesso de plantas pode ser colhido para que seja atingido um espaçamento adequado. Se for conveniente, as sementes também podem ser semeadas em sementeiras, com as mudas sendo transplantadas assim que estiverem grandes o suficiente para serem manuseadas. O espaçamento recomendado varia com a variedade cultivada, as condições de cultivo e o estágio de desenvolvimento no qual as plantas serão colhidas, podendo ser de 15 a 60 cm entre as linhas de cultivo e 10 a 30 cm entre as plantas.
Pragas e doenças: Os insetos que mais atacam as rúculas são: lagarta-da-couve (o adulto é uma mariposa de asas brancas com pontas pretas); Lagarta-rosca, esta que ataca as mudas, somente à noite; Lagarta-mede-palmo, é de