HISTORIA
Nutrindo se dessas crises que sua própria dinâmica interna provacava,.pois e elas sempre se sucediam surtos de reanimação do mercado, de aquecimento dos investimentos, o capitalismo expandia-se, favorecendo a consolidação do poder da burguesia industrial.
E bem verdade que o tributo socail que se estava pagando por toda essa onda de progresso era muito alto, principalmente quando se considera que somente os donos do capital dele se beneficiavam, o que trazia como resultado o empobrecimento da classe trabalhadora .
O surto desenvolvimento do capitalismo europeu, que marcava esse inicio da segunda metade do século XIX, aliado as derrotas sofridas pelos trabalhadores, em especial entre os anos de 1848 e 1850, alimentava a esperança da burguesia de que tanto seu poder de classe como o capitalismo estavam consolidados.
As crises, a medida que se sucediam, tornavam se mais turbulentas e faziam-se acompanhar de graves problemas sócias.
Nos distritos o industriais, onde se concentrava a população operaria, a esquálida face da miséria, is do que uma metáfora, era a dura realidade, era a face de vasto segmento da população relegado a uma vida subumana .
Em alguns países, como na Inglaterra, a população