resumo
Afirmação política da burguesia nas Províncias Unidas, no século XVII
A população holandesa era urbana e a estrutura da sociedade apresentava um aspeto diferente do das restantes sociedades europeias: - no incremento das atividades produtivas internas; - no alargamento das redes marítimo-comerciais externas: a nível europeu com o transporte de produtos e a nível mundial com o tráfico dos produtos.A burguesia capitalista das grandes cidades cultivava um espírito de tolerância e de liberdade.
§ A sua nobreza era numericamente reduzida;
§ A maior parte da sua população pertencia à burguesia que dominavam a vida económica e o aparelho político-constitucional;
§ O nível de vida da sua população era dos mais elevados da Europa.
A burguesia holandesa teve um papel fundamental na formação de uma “república de mercadores”. Isto foi possível porque a Holanda desenvolveu uma forma extraordinária a nível económico e social o que permitiu o comércio mundial.
A prosperidade da Holanda assentou em duas vertentes:
O poder político caracterizava-se com uma federação de estados (primazia das províncias da Holanda), um regime republicano e parlamentar, uma administração do Estado a cargo da burguesia e uma defesa do Estado a cargo na nobreza.
Grotius e legitimação do domínio dos mares
- Legitimação do domínio dos mares com Hugo Grotius: rejeita a doutrina do mare clausum e defende a doutrina do maré libertum. - Ação militar e comercial das companhias comerciais monopolistas (Companhia das Índias e Companhia das Índias Orientais).
Na Africa conquistaram a Mina aos portugueses.
No Oriente expulsaram os portugueses de Mascate, Ormuz, Ceilão, etc.
A sua principal área de implantação