a organização dos espaços educativos
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA 4
2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária 4
2.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária 4
2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária 4
3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5
3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 5
3.2 EXEMPLO DE FIGURA 5
3.3 EXEMPLO DE QUADRO 6
3.4 EXEMPLO DE TABELA 6
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O presente estudo partiu das dificuldades pelo pedagogo na organização e na efetivação de sua pratica no interior da escola. A diversidade de funções que são determinadas através das ocorrências conflituosas do cotidiano escolar, ocupam a maior parte do tempo deste profissional, que acaba secundarizando a sua função especifica, em detrimento a outras de cunho pedagógico ou não.
O pedagogo ocupa um amplo espaço na organização do trabalho pedagógico, sendo um articulador no processo ensino-aprendizagem, de forma a garantir a consistência das ações pedagógicas e administrativas.
A partir das considerações acima apontadas, este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões teóricas e práticas, referentes ao papel do pedagogo na escola, de forma que possa subsidiar a organização sistemática e prática das atividades pedagógicas e administrativas, situando a função específica deste profissional no contexto educacional.
2 DESENVOLVIMENTO
O estudo focaliza o papel do pedagogo na organização do trabalho escolar, tendo como objetivo a sistematização do trabalho pedagógico, situando a função específica deste profissional no contexto escolar. Partindo da problemática levantada, que aponta para a descaracterização do papel do pedagogo no interior da escola, o trabalho encaminhou-se com base no materialismo histórico, dando ênfase à abordagem qualitativa, utilizando-se de observações e entrevistas, bem como