resumo
a) Estudo e conhecimento total do terreno:relevo, limites, confrontantes, área, localização, amarração e posicionamento;
b) Informações do terreno destinas a estudos preliminares do projeto;
c) informações sobre o terreno destinadas aanteprojetos ou projetos básicos;
d) informações sobre o terreno destinadas a projetos executivos.
As condições exigidas para a execução de estudos e levantamentos topográficos devem ser coerentes àsdiversas medidas (angulares, lineares, de desníveis) e tolerância em função de erros, selecionando meios e métodos que atuem juntamente com processos e instrumentos com o intuito de assegurar que oserros sejam os mais inerentes possíveis.
Definições:
As definições adotadas nesta norma variam de especificações, porem nenhum com relevância inferior em detrimento à outra. A fim de um melhorentendimento vale destacar algumas especificações. São abrangidos diversões tópicos e conceitos demasiadamente importantes ao conhecimento seguro e claro do levantamento topográfico: linhas divisórias,referências de nível, controle altimétrico dos levantamentos topográficos (apoio geodésico altimétrico) e conjunto de pontos materializados no terreno - que proporciona aos levantamentostopográficos o controle de posição em relação à superfície terrestre (apoio geodésico planimétrico).
-Para que se possa haver um levantamento exato e com a menor margem de erros possíveis, há certos apoiostopográficos que auxiliam nessa tarefa.
Apoio topográfico altimétrico - Conjunto de pontos, materializados no terreno, com suas alturas referidas a uma superfície de nível arbitrária (cotas) ou aonível médio do mar (altitudes), que serve de suporte altimétrico ao levantamento topográfico.
Apoio topográfico planimétrico - Conjunto de pontos, materializados no terreno, com