resumo
Caneta Dosimétrica
Monitor GM Tipo Bip
Contador Geiger Muller (Analógico e Digital)
Filme Dosimétrico
Detectores Termoluminescente
Integrantes do Grupo
Andréia Nogueira da Silva
Dulcilene Lima Rodrigues
Wanderson Ribeiro Batista
Sérgio Murilo da Cruz
Caneta Dosimétrica
Especificações
Caneta Dosimétrica TRX-787 e TRX- 346
Número patrimonial: 003130 (TOP CHECK).
Faixa de operação: 0 a 500mR
Carregador Arrow-Tech; Modelo 909 Dosimeter Chaeger; nº de série ME-3955; Validade: 05/02/2014.
A caneta dosimétrica foi desenvolvida para permitir a avaliação direta e imediata da dose recebida por um trabalhador durante a realização de um trabalho e possui as vantagens de ser usada coletivamente e permite fazer a leitura no momento da exposição, porém possui as seguintes desvantagens: possui uma incerteza de + ou – 30%, sensível a choque, não possui registro, rastreabilidade e os resultados finais podem ser burlados.
As baterias destas canetas não foram aprovadas no teste de aferição, os fios de quartzo das canetas encontram-se parados e o carregador descarregado. As calibrações encontram-se com prazo de validade vencidas, de acordo com os certificados nº 1045/20 e nº1154-2011, com a data de 06/ 09/2011 e 10/ 10/2011 respectivamente, que estão nos instrumentos, pois as calibrações das canetas são realizadas anualmente, e não possui nenhum documento físico (certificado) que comprove a integralidade das canetas dosimétricas. Sendo assim, as canetas dosimétricas foram testadas, mas nãos puderam ser aferidas, permanecendo sem o registro de dose.
Caso as canetas estivessem aptas para o uso, não é aconselhável usá-las somente, devido às desvantagens citadas anteriormente. Seria necessário o uso do Filme Dosimétrico, pois possui uma maior sensibilidade (0,1mSv a 100mSv), contém registro de dose, discriminação de energias e rastreabilidade da direção do feixe, mantendo o operador seguro de toda e