ATPS Segurança de redes
Neste trabalho iremos demonstrar qual a importância da segurança da informação, topologias de redes seguras, configurações de servidores para ambientes coorporativos, configuração de firewall e e-mails criptografados.
Iremos falar sobre o Cyber seguro, os crimes que são cometidos pelo rede externa, os arquivos e e-mails confidencias que são capturados durante sua transmissão, as informações que vazam pela rede, os grandes prejuízos que as empresas acabam levando por falta de segurança da informação.
Projeto e planejamento de redes, qual sua necessidade? Por que ter uma boa política de segurança implantada na sua empresa? Quais os riscos de uma segurança fraca? Quais os seus benefícios?
Será falado também sobre a configuração de conexões VPN, quais seguranças aplicadas em uma conexão VPN, como fazer a configuração e qual o tipo de topologia para uma VPN.
Por fim o trabalho contém informações importantes e clara sobre a segurança da informação em geral e como deve ser implantada dentro de uma rede coorporativa.
4.1 Rede Privada Virtual
Acima podemos ver a imagem do esboço de uma rede com a VPN implantada dentro de um projeto de redes.
A VPN requer algumas medidas e requisições importantes no que diz respeito à segurança da conexão, pois uma vez que o usuário irá acessar a rede internet da empresa de um local distante.
Durante esta conexão podem haver milhares de hackers prontos para tentar capturar alguma mensagem ou pacote que possam infringir ou até mesmo invadir a rede interna da empresa, podendo causar muitos danos e prejuízos dependendo do ataque aplicado.
Para se prevenir à esses ataques e futuras invasões à rede da empresa o projeto irá utilizar uma segurança configurada para a VPN utilizando o protocolo mpls que promove uma melhor criptografia dos pacotes e dados pois o mesmo utiliza a transferência por labels ou rótulos que atuam entre a camada 2 e 3 do modelo OSI, dificultando assim que o ataque consiga capturar a mensagem