resumo
Aristóteles (384-322 a.C.), nasceu em Estagira, na Macedônia. Tinha ligações com a família real da Macedônia, por seu pai, o Nicômaco, ser médico do rei Felipe. Fato que contribuiu para iniciar seus estudos na Academia de Platão, em Atenas, onde permaneceu por 20 anos até a morte de seu mestre. Seu nome chegou ser cogitado para substituir a direção da Academia, devido sua atuação crescentemente expressiva. Mas acabou sendo preterido, por ser considerado estrangeiro pelos atenienses.
Aristóteles fundou um pequeno círculo filosófico com a ajuda de Hérmias, eventual ouvinte de Platão. Lá ficou por três anos e casou-se com Pítias. Pouco tempo depois foi convidado por Felipe II, rei da Macedônia, para ser preceptor de seu filho Alexandre, o Grande, até o momento em que seu seguidor teve que assumir o Império Macedônico, em 340 a.C.. Por volta de 335 a.C., Aristóteles regressou a Atenas, fundando sua própria escola filosófica, conhecida como Liceu, que pregava ensinamentos das ciências naturais, onde ensinou por cerca de 12 anos.
Em 323 a.C., com a morte de Alexandre, os sentimentos antimacedônicos ganharam intensidade em Atenas, devido sua ligação com a corte macedônica, Aristóteles passa a ser perseguido. Então resolveu abandonar Atenas, antes que os atenienses “pecassem duas vezes contra a filosofia” (sendo a primeira vez contra Sócrates). Deixou a escola aos cuidados de seu principal discípulo, Teofrasto, e retirou-se para Cálcis, na Eubéia, onde morreu.
Aristóteles é considerado um dos maiores pensadores de todos os tempos, e criador do pensamento lógico. Sua filosofia pretendia não apenas rever como também corrigir as falhas e imperfeições das filosofias anteriores, sendo um dos maiores responsáveis pela transformação da filosofia pré-socrática, construindo um dos principais fundamentos da filosofia ocidental. Aristóteles prestou contribuições fundantes em diversas áreas do conhecimento humano, destacando-se: ética, política, física,