resumo
Jean Willian Fritz Piaget (Neuchatel,9 de agosto de 1896 – Genebra, 16 de setembro de 1980) foi um epistemólogo suíço, considerado o maior expoente do estudo do desenvolvimento cognitivo.
Estudou inicialmente biologia, na suíça , e posteriormente se dedicou a área de Psicologia e Epistemologia e Educação na universidade de Genebra de 1929 a 1954, tornando-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica. Durante sua vida Piaget escreveu mais de cinquenta livros e diversas centenas de artigos.
Frases e Pensamentos de Jean Piaget
A principal meta da Educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores , inventores, descobridores. A segunda meta da Educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.
Obras de Piaget
Durante a sua vida Piaget escreveu mais de cinquenta livros e muitos artigos. Sua obra mais renomada chama-se Epistemologia Genética.
Teorias de Jean Piaget
As teorias de Jean Piaget tentam nos explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos. Entre as suas teorias mais importantes temos:
Epistemologia Genética que é entendida como o estudo dos mecanismos do aumento dos conhecimentos.
Desenvolvimento Moral Piaget - Para Piaget o desenvolvimento moral é dividido em 3 fases ( anomia , heterônoma , autônoma ).
Jean Piaget - Foi um renomado psicólogo e filosofo suíço , conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil.Piaget passou grande parte da sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio.
Seus estudos tiveram um grande impacto sobre os campos da Psicologia e Pedagogia.