Resumo Mecanica Solos
9.1 Recalques devidos a carregamentos na superfície
Um aspecto da engenharia é determinação das deformações devidas a carregamentos verticais na superfície do terreno, recalques, das edificações com fundações superficiais. Podem ser de dois tipos: as que ocorrem rapidamente após a construção e as que se desenvolvem lentamente. As rápidas são observadas em solos arenosos ou argilosos não saturados, já nos solos argilosos saturados os recalques são muito pequenos.
9.2 Ensaios para determinação de deformabilidade dos solos
Ensaio de compressão axial
Consiste na moldagem de um corpo de prova cilíndrico e no seu carregamento pela ação de uma carga axial. Uma amostra é colocada num anel rígido numa célula de compressão edométrica, acima e abaixo existem duas pedras porosas para saída de água. Os anéis tem diâmetro de cerca de três vezes a altura para reduzir o atrito lateral.
A célula é colocada numa prensa que aplica as cargas por etapas. Para cada carga aplicada registra-se a deformação pelo intervalo de tempo. Pode ser de minutos para areias e horas para siltes. Ao fim dos recalques as cargas são elevadas, principalmente em argilas saturadas.
Os índices de vazios finais são calculados a partir do índice de vazios inicial e da redução de altura. Representa-se o gráfico Indices de vazios x Tensão aplicada.
9.3 Cálculo dos recalques
- A teoria da elasticidade indica que os recalques na superfície de uma área carregada podem ser expresso:
= pressão uniformemente distribuída na superficie = deformação
B = largura ou diâmetro da área carregada
I = coeficiente sobre a forma da superfície
E / v = paremetros do solo Há duas dificuldades na aplicação da teoria, a primeira é a variação dos módulos de cada solos e a segunda é que o solo é constituído de camadas diferentes de compressibilidades.
- O segundo método de calculo consiste na compressibilidade edométrica. Segue a ideia: “se um certo