Resumo de trecho do livro Mecânica dos Solos e suas aplicações
Segundo alguns autores como Vauban (1687), Coulomb (1773), Rankine (1856) e outros, os primeiros trabalhos surgiram a partir do Século XVII, admitindo os solos como "massas ideais de fragmentos", e depois de fazerem alguns testes e cálculos matemáticos e físicos formam as primeiras teorias sobre "equilíbrios dos maciços terrosos", e estes estudos e teorias, mesmo com tantas limitações são conhecidas até hoje e tiveram um papel importante no desenvolvimentos de muitas técnicas hoje disseminadas.
"Esse modo de encarar os problemas relativos aos solos constitui, diga-se assim, o período clássico, ou, como denomina o Prof. Milton Vargas, a "engenharia-matemática do Século XIX", ... e pela observação interpretada dos fenômenos, como eles efetivamente se passam na natureza." (Pág. 1 - Caputo 1980)
Em meados dos Séculos XIX, inúmeros acidentes aconteceram nas grandes obras de engenharia deste período, devido a falta de conhecimento necessário para as execuções das obras e também por admitirem alguns princípios até então conhecidos, porém inadequados.
Como exemplos podemos citar:
"Os sucessivos escorregamentos de taludes de terra durante a construção do Canal do Panamá, destacando-se os célebres escorregamentos de Cucaracha e Culebra (fig. 1-1), ... e dando ênfase à importância das partículas coloidais dos solos." (Pág. 2 - Caputo 1980)
Fig. 1-1
Outros inúmeros acidentes aconteceram, fazendo com que a comunidade de estudiosos da época fizessem novos estudos sobre os solos, afim de entenderem melhor como seriam tratados e solucionados esses problemas de alguns tipos de solos.
Fonte:
Caputo, Homero Pinto.