resumo
Curso de Administração de Empresas
Disciplina: Marketing II
Prof. Ms. João Henrique Viana
RESENHA CRITICA
Mídias Sociais e Branding: Estudo Sobre o Uso do Twitter no Brasil
Nome: Luiz Thiago Souza Abreu de Oliveira
Resumo
Nesse artigo os autores falam sobre o estabelecimento do homem moderno como ser social, que se comunica e se relaciona entre seus semelhantes, culminou na criação de comunidades, redes e sociedades virtuais a fim de suprir algumas necessidades, em especial àquelas relacionadas à informação. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo responder se as mídias sociais, em especial o Twitter, têm ajudado às empresas na prática do branding no Brasil. O objetivo geral deste trabalho é analisar e apresentar como o Twitter tem fornecido relevante suporte às empresas brasileiras em seus processos de branding e, como objetivos específicos: (a) apresentar as relações entre mídias sociais e branding no contexto brasileiro e (b) apresentar quais as marcas mais lembradas pelos consumidores brasileiros via Twitter.
INTRODUÇÂO
O ser humano é, primeiramente, um ser social e as ferramentas digitais têm legitimado e potencializado esse comportamento, alterando completamente a comunicação na atualidade. O conceito de “rede social” refere-se a uma comunidade e a “mídia social” a um meio (uma ferramenta para se comunicar).Por isso, entende-se que não é aconselhável prender-se ao meio, mas deixar a criatividade fluir no conceito de rede social. As empresas brasileiras começam a descobrir o potencial das redes sociais da internet pelas quais trafegam milhões de usuários e que permitem, com fácil acesso e baixo custo, conhecer a opinião do consumidor sobre o produto ou a marca, dar suporte aos clientes, divulgar informações, fazer promoções e prospectar novos profissionais.
Os autores falam que as pessoas estão cada vez mais utilizando as redes sociais, e as empresas começaram a perceber o grande mercado