saber
Atualmente o vidro é fabricado praticamente a partir da mesma matéria-prima, ou seja, a areia, de onde é retirada a sílica e adiciona-se também a barrilha, de onde vem o sódio, o calcário, de onde é retirado o cálcio, dolomita, feldspato, sulfato de sódio e caco de vidro.
As matérias primas usadas para fabricar o vidro podem ser classificadas em grupos
Vitrificantes: São aquelas que possuem a passividade de se transformarem em vidro. A principal é a Sílica (SiO2) fornecida pela areia.
Fundentes: Esses materiais se difundem à temperaturas inferiores às da Sílica facilitando o processo. O principal fundente é conhecido como Barrilha, que é um carbonato de sódio produzido a partir da salmoura.
Estabilizantes: Servem para evitar que o vidro se dissolva em contato com a água. O principal é o óxido de cálcio fornecido pelo calcário. Outros estabilizantes podem também ser utilizados em conjunto com o cálcio. Os mais importantes são o óxido de magnésio, que provem a dolomita, e o óxido de alumínio ou alumina, vinda do feldspato.
Afinantes: Serve para retirar as bolhas da massa. Para “afinar”. Para isso é acrescentado à massa, pequenas quantidades de sulfato de sódio.
A produção do vidro se faz através da moagem da matéria prima, a silicia (encontrada na areia), o oxido de cálcio (encontrado no carboneto de cálcio), e o oxido de sódio (encontrados no sulfato de sódio e no carboneto de sódio) em seguida a mistura moída é homogeneizada e cozida num forno. Depois de retirada toda a agua da massa é adicionado o fundente, que é constituído por vidro moído. A temperatura é elevada de 1200 a 1400° C de acordo com a composição da matéria prima . nessa fase são colocados os aditivos (dióxido de manganês, borato de sódio e oxido de arsênio) e os corantes (óxidos