Resumo
As informações referentes ao cliente são todas importantes, umas mais outras com menor intensidade, mas importantes. Desde sua cor preferida, o bairro onde mora e até o time que torce. Com estas informações em mãos os empresários e empresas podem traçar uma estratégia de comunicação para cada tipo ou grupo de cliente. Uma ótima estratégia é montar um banco de dados organizados em três blocos de informações: identificação, detalhamento do perfil e histórico da relação com a empresa.
As informações básicas, como nome, telefone, endereço, data de nascimento, e-mail, redes sociais etc., entrariam no primeiro bloco, o da identificação do cliente. No segundo, um maior detalhamento, como as marcas e produtos preferidos, time que torce, cor, etc. No terceiro, o histórico seriam as informação do cliente com o seu negócio, informações sobre esta relação: histórico de compra do clientes, formas de pagamento, pós venda, modelo de compra se internet ou loja física etc.
Em posse destas informações detalhadas é possível elaborar ações personalizadas a cada cliente ou grupo, trazendo resultados mais assertivos para empresa em suas ações. O tipo de ferramenta que será utilizada para abordar estes clientes identificados pode variar e dependerão muito do tamanho da empresa, foco, investimento financeiro e tempo. Porém atualmente existem ferramentas de baixo custo, que agregam valor as empresas, como por exemplo, as redes sociais.
Empresas com pouco investimento inicial devem começar com redes sociais, bom site e e-mail marketing e,