RESUMO
Resenha Crítica do filme (O Germinal)
Revolução Industrial
ITAMARA DA SILVA
PROF: Fabio Barros
SALVADOR-BA
2014
ITAMARA DA SILVA
Resenha Crítica do filme
(O Germinal)
Revolução Industrial
ORIENTADOR: Fabio Barros
SALVADOR-BA
2014
.
Resenha Crítica do filme (O Germinal)
Revolução Industrial.
O filme reflete o cotidiano de exploração sofrido pelos trabalhadores de várias minas de carvão na região de( Montsou, França). Baixos salários, exaustivas jornadas e péssimas condições de trabalho são alguns dos pontos apresentados no filme.
Mostra também a necessidade do trabalho como forma de sobrevivência. Mesmo com todas essas privações, a vida continuava em (Deux–cen–quarante). Contudo, aos poucos os ânimos foram se acirrando, os mineiros começaram a ter consciência que a forma de vida que levavam não era algo natural, que enquanto eles penavam por pão e água ao fim do dia, os burgueses comiam carnes e biscoitos. O momento chave desses trabalhadores foi redução de seus salários, que por sinal já eram baixíssimos e cobrança de multas devido às escoriações sofridas.
(O Germinal) aponta a árdua rotina dos mineiros e evidencia a experiência de um velho homem que trabalhava nas minas desde de criança . (Boa Morte), que por ter sofrido vários acidentes e ter sobrevivido a todos, assim era o apelidado.
Nesse momento nota-se o quanto o processo produtivo vivido pela classe proletária é opressivo. A partir da divisão do trabalho, é notada uma profunda desigualdade social, alegando as diferenças que se dão através da oposição entre os trabalhadores e a burguesia. A chegada de um jovem desempregado que tem uma visão contestadora acaba provocando grandes mudanças, os questionamentos da situação de exploração e total alienação imposta aos mineiros vem à tona. Essa alienação acontece devido à falta de consciência e conhecimento, onde a classe trata o trabalho como