relatorio museus
Aspectos sociais: Fundado em 1979, pelo sociólogo Gilberto Freire, o museu do homem do nordeste chama a atenção de turistas de diversos lugares assim como também pessoas da própria região por possuir um acervo bem peculiar que retrata a história de uma região e seu povo atraindo cada vez mais pessoas a cada nova exposição por ser uma referencia na museologia contemporânea.
Aspectos Culturais: Pela diversidade que apresenta suas peças o museu descreve a historia do nordestino desde os antigos engenhos aos dias atuais apresentando alguns objetos que pertenceram as famílias tradicionais da época, também expõe objetos de artesanatos pertencentes aos primeiros habitantes da região índios fulniôs e kaapores, ou seja, antes do descobrimentos do Brasil. O acervo também possui diversos equipamentos usados no antigos engenhos de cana de açúcar tais como: moendas, utensílios para conservação da cana de açúcar e uma coleção de agua ardente. O museu também apresenta tipos de arquitetura característica local e também objetos representantes de manifestações culturais a exemplo do carnaval e diversos artesanatos da região.
Aspectos ecológicos: O museu esta localizado em uma área urbana bastante movimentada possui em seu território algumas áreas de vegetação com algumas arvores o que deixa o ambiente calmo e o clima mais agradável.
Aspectos econômicos: Pelo fato do museu receber um público bem variado e haver uma ligação com o bem social o valor da entrada é de R$4,00 e R$2,00 para estudantes e pessoas com idade acima de 65 anos oque faz com que o lucro seja elevado, pois as exposições não são estagnadas.
INSTITUTO RICARDO BRENNAND
Aspectos sociais: o maior museu do estado de Pernambuco o instituto Ricardo Brennand atrai um grande numero de visitantes ansiosos para conhecerem o belo castelo e todo seu acervo de obras de artes como quadro e livros históricos e também uma grande variedade de armas e armaduras objetos que atraem não só