Relatorio Museu
CARUARU E A LITERATURA DE CORDEL
Relatório de viagem
Caruaru é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Cidade mais populosa do interior do estado, estando localizada na região do Agreste Pernambucano. Importante pólo cultural do estado, tornando-se conhecida internacionalmente por ser o maior centro de artes figurativas da América Latina, titulo concedido pela UNESCO, e por realizar um dos festejos juninos mais conhecidos do Brasil.
Tive a honra, juntamente com o professor Edson Tavares e minhas colegas de turma, de visitar Caruaru cujo intuito era fazer um passeio histórico e cultural pela cidade. Um dos lugares que visitamos e que mais gostei foi o museu do cordel Olegário Fernandes.
O museu localiza-se no meio da feira, ambiente agradável. Tivemos uma manhã ótima, podendo apreciar uma sequência de apresentações de cordéis, informações sobre o cordel e música. Apreciamos também as xilogravuras que compunha a decoração do ambiente. Diverti-me bastante, podendo apreciar as declamações dos cordelistas: Olegário Filho, atual Presidente da Academia de Literatura de Cordel de Caruaru, Val Tabosa, cordelista e apresentador do evento, China, declamador e cantor e Paulo Pereira, embolador e cordelista, todos que o compõem foram bem receptivos e amigáveis.
O passeio contribuiu de maneira satisfatória para o enriquecimento de meus conhecimentos acerca da cultura popular, a qual é, na maioria dos casos, deixada a margem. No entanto, tudo que vivenciamos durante a viagem serviu para o amadurecimento de nosso olhar sobre a cultura popular. Além disso, pude perceber que todos os cordelistas tem amor à arte de se fazer e declamar os poemas, fator que mais me envolveu. Todos naquele ambiente sentiam prazer pela arte, pela cultura.