RELATORIO MUSEU DO INDIO
(Índia Ashaninka)
Angela Guimarães Soares- 1btur
Nancy Rabelo- Manifestações da Cultura Popular Visita: 18/06/2015
O Museu do Indio é uma instituição que foi idealizada pelo antropólogo Darcy Ribeiro, da antiga SPI (Serviço de Proteção aos Índios). O antropologo colecionava objetos de suas pesquisas, e teve a ideia de criar um museu, que por anos funcionou na Aldeia Maracanã (local destinado aos indigenas, onde houveram conflitos em 2013).
Hoje o orgão responsável pelo espaço é a FUNAI (Fundação Nacional do Índio), e está funcionando em botafogo. O museu dispõe de várias exposições, e “tem como objetivo contribuir para uma maior conscientização sobre a contemporaneidade e a importância das culturas indígenas”. O museu é uma referencia para pesquisadores interessados nessaárea, pois além de abrigar mais de 17 mil peças etnográficas e mais de 15 mil publicações nacionais e estrangeiras, a instituição “pesquisa, documenta e comunica as infrmações nele preservadas”.
A instituição dispõe de:
-Um casarão central, onde ficam as exposições de longa duração.
-O espaço Museu das Aldeias, onde ficam as exposições de curta duração (no momento encontra-se a exposição sobre a tripo Ashaninka).
-A Biblioteca Marechal Rondom, com acrevo, sala de leitura, sala de multimidia e sala de processamento. É aberta ao publico.
-O Muro do Museu, que possui diversas fotos que divulgam aspectos da cultura indigena.
-Varando do Museu, um espaço recente, que abriga cerca de 30 paineis fotográficos.
-O Jardim do Museu, onde são construídas temporariamente casas e pátios indígenas.
-Uma galeria de arte, um espaço exclusivo para a arte indígena uma das mais importantes e significativas manifestações culturais