Resumo
- Evolução da Administração pode ser dividida entre duas abordagens distintas: abordagem clássica (período entre a aparição da economia de escala no início da Revolução Industrial até o início da década de 1950) e abordagem contemporânea (período entre a década de 1950 até os dias atuais).
- Abordagem clássica: Administração vista como uma escola. As principais abordagens foram as conhecidas como a administração sistemática, administração científica, gestão administrativa, relações humanas e burocracia.
- Administração sistemática: crescimento econômico e de produção era centralizado na fabricação. A maior parte das tarefas era subdividida e executada por trabalhadores especializados. A falta de organização entre os subordinados e os diferentes níveis da administração criava problemas freqüentes e na maioria das vezes, acabava por interromper a produção.
- Pensadores da época (como Adam Smith): buscaram criar procedimentos e processos que organizassem os níveis administrativos em harmonia com os trabalhadores. As novas técnicas de coordenação visavam a operações econômicas, assessorias adequadas, manutenção de estoque, atendimento de demandas e controle organizacional.
- Métodos e técnicas utilizados para garantir estes objetivos: definição de obrigações e responsabilidades, padronização das técnicas para desempenhar obrigações, meios específicos de coleta, processamento, transmissão e análise de informação e sistemas contábeis de controle de custos, salários e de produção com o intuito de melhorar a coordenação interna e as comunicações.
- Administração sistemática: voltada para os processos internos. Administradores precisavam resolver os problemas de coordenação e comunicação dentro das empresas, buscando melhorar a eficiência interna, uma vez que a força de trabalho era desorganizada. Administradores eram orientados quase que exclusivamente para os processos e não para as pessoas.
- Conceitos chaves da