PRODUÇÃO X MEIO AMBIENTE
A evolução histórica da movimentação econômica e financeira mundial, teve grandes transformações ao passar dos anos. Esta evolução atravessou décadas, passou por fases críticas e também de estabilidades, onde o reflexo sempre sobre caiu aos menos favorecidos, ou seja, aos que forneciam e ainda fornecem o trabalho humano.
O advento econômico até então designado e nomeado como globalização, tem favorecido ao intercâmbio cultural, por meio da interação entre os povos, porém economicamente limitado ao governo e as grandes corporações capitalistas que ditam as regras econômicas do mercado atual.
A revolução industrial foi um marco histórico na economia mundial, trazendo ampla gama de oportunidades de trabalho, girando capital monetário entre população e país, contudo, também colaborou na implantação da elevação da taxa de consumo, da qual hoje sentimos o extremo reflexo, como também a elevação da extração dos recursos naturais para manutenção efetiva da matéria prima, exaurindo a capacidade natural do planeta.
A evolução e preocupação com a formação de capital econômico monetário, colaborou e ainda colabora para devastação do globo terrestre, diminuindo e até extinguindo os elementos naturais dele, colaborando desta forma no êxodo, encharcando os grandes centros de pessoas a procura de trabalho e acabando por tornarem-se mão de obra barata para grandes corporações capitalistas.
A preocupação ambiental não foi uma constante na evolução econômica mundial e tão menos na realidade brasileira, tanto que hoje estamos à beira de um colapso climático e de toxicidades. A área industrial, através da preocupação de manter sua produção em massa alta, para suprir o mercado consumista, esqueceu-se de que as fontes naturais são a base de nossa sobrevivência e o equilíbrio de nosso eco sistema.
Podemos concluir que a economia associou-se a preocupação de geração de grande capital monetário, gerando grande industrias, grandes corporações e que