genética
Se dois indivíduos são parentes entre si, então eles apresentam alguma similaridade pelo fato de possuírem genes em comuns. Assim, a idéia de parentesco pressupõe semelhanças de genótipos, dois indivíduos são parentes porque têm, pelo menos, um ascendente comum e, conseqüentemente, alelos em comum. A mensuração da quantificação dessa semelhança genética é realizada pelo coeficiente de parentesco. O coeficiente de parentesco, que pode ser definido como a probabilidade de que dois indivíduos apresentem genes idênticos pelo fato de serem cópias de um mesmo gene, presente em um ascendente comum.
Em um indivíduo metade de sua herança , ou de seu conjunto de genes é de seu pai e a outra metade é de sua mãe. Pode-se dizer que os filhos possuem em média 50% de seus genes em comum com seu pai e os outros 50% em comum com sua mãe.
CÁLCULO DO COEFICIENTE DE PARENTESCO
O processo algébrico para calcular o parentesco entre indivíduos, foi idealizado por SEWALL WRIGHT (1922) e pode ser calculado pela expressão:
R XY = ∑ (0,5) n + n ′
RXY = grau de parentesco entre indivíduos X e Y; n = número de gerações entre o ascendente comum e o animal X; n` = número de gerações entre o ascendente comum e o animal Y;
Exemplo 1: Seja o indivíduo X, filho de A e B e o individuo Y filho de A e D (MEIOIRMÃOS).
A
X
B
A
Y
D
X
B
A
Y
D
R XY = ∑ (0,5) n + n ′ = R XY = ∑ (0,5)1+1 = 0,52 = 0,25 = 1
4
Interpretação: Os indivíduos X e Y têm 25% dos seus genes idênticos, pelo fato de serem cópias dos mesmos genes presentes em A..
Exemplo 2; Sejam os pedigrees em dos indivíduos X e Y.
C
A
D
X
E
B
F
X
C
H
G
Y
P
L
Q
A
C
Y
H
RXY = (0,5)4 = 0,625 = 6,25%
X e Y possuem 6,25% dos genes idênticos a mais do que dois indivíduos quaisquer d mesma população, por apresentarem um ancestral comum C.