Resumo
2. O Desenvolvimento do Pensamento Binswangeriano.
O pensamento de Binswanger esteve sempre em evolução, era um homem que se questionava continuamente, seu encontro com Husserl promoveu uma nova direção ao pensamento e Heidegger reorientou sua preocupação filosófica.
O Caminho intelectual de Binswanger pode ser dividido em duas fases.
Primeira é a tentativa de trazer para a psiquiatria algo de novo, uma ciência mais solida onde a compreensão da doença mental viria do interior mesmo da presença (dasein ) da própria existência do ser e não de uma construção teórica que se acrescenta a pessoa.
A segunda fase é a construção de um método que permite uma penetração no modo de vida do doente.
Binswanger pode ser caracterizado como um jovem que pesquisava sempre se mostrou aberto para acolher toda contribuição nova e fecunda.
Foi nesse caminho que encontrou Husserl onde dissemina a idéia da corrente filosófica do neocriticismo ou neokantismo.
Opondo se ao idealismo mas também se colocava contra o cientificismo positivista procurando mais a filosofia como reflexão critica acerca das condições que tornam valida a atividade cognitiva.
Freud também foi uma figura marcante para o pensamento de Binswanger com quem teve um encontro em Viena no ano de 1907. Apesar de aderir a psicanálise, porem reconheceu mais tarde ser impossível fundar cientificamente a psiquiatria a partir da psicanálise.
Outro contato decisivo foi o encontro com Heidegger que forneceu a base ontológica da antropologia fenomenológica de Binswanger.
Dasein explicitado por Heidegger revelou a Binswanger que o homem é um ser no mundo, permitindo uma grande revolução no pensamento Binswangeriano e a partir dessa inspiração que ele começou a construir o seu modelo de analise na psiquiatria.
3. A Construção da Daseinsanalyse
A partir de 1930 Binswange começa suas publicações propondo um método de investigação que permite o conhecimento da historia