RESUMO DO DIARIO DE ANNE FRANK
Resumo: O Diário foi escrito pela adolescente Anne Frank no período de 1942 a 1944 durante a segunda guerra mundial. Ela relata o seu dia a dia e os seus sentimentos, principalmente sobre as oito pessoas que se escondiam no Anexo Secreto escondidos da Gestapo. Anne nomeia seu diário de Kitty, que incorpora as observações mais sensíveis quanto à sua existência e que de outros. O diário foi publicado pelo seu pai Otto Frank, após a morte de Anne, que aconteceu em fins de fevereiro de 1945.
O Diário de Anne Frank foi composto pela então adolescente Anne Frank, no período que se estende de 12 de junho 1942 a 1º de agosto de 1944. Poderíamos dizer que poderia ser um diário escrito por qualquer garota de 13 anos, nos tempos atuais, com todas as inquietudes e preocupações de uma jovem, senão fosse escrito durante o período da Segunda Guerra Mundial.
Anne tinha 13 anos e estava vivendo com sua família e outros judeus, em Amsterdam, na Holanda, na época em que o país foi invadido pelos alemães. Ela escreve sobre a rotina desta pequena comunidade e também o período em que seus integrantes permaneceram refugiados no porão do gabinete em que seu pai trabalhara, para onde o grupo se dirige ao tomar conhecimento do destino que lhes estaria reservado se fossem capturados pelas forças da Alemanha.
Anne tem a ideia de escrever um diário que pudesse realmente ser publicado após ouvir uma transmissão radiofônica que incentivava as pessoas a documentar os eventos ligados à guerra, pois este material teria, futuramente, um alto significado. Ela inscreve em seus escritos tudo o que se passa no cotidiano dos fugitivos, inclusive sua notória predileção pelo pai, que considerava amoroso e nobre, ao contrário da mãe, com quem a menina