Aquecimento Global e Mídia
COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
PROFESSOR MARCELLO FREITAS
AQUECIMENTO GLOBAL E MÍDIA
CAMILA ESTEVEZ
GABRIELA DIAS
NATHALIA FREITAS
RENATA MOREIRA
RIO DE JANEIRO
DEZEMBRO/2009
FACULDADES INTEGRADAS HÉLIO ALONSO
AQUECIMENTO GLOBAL E MÍDIA
CAMILA ESTEVEZ
GABRIELA DIAS
NATHALIA FREITAS
RENATA MOREIRA
I. OBJETIVOS
Mostrar a movimentação da mídia em conscientizar toda a população no que diz respeito a Aquecimento Global e apontar, se o que é divulgado pelos meios de comunicação, é suficiente para causar reação positiva na sociedade contra os efeitos que podem prejudicar o meio ambiente.
II. JUSTIFICATIVA
O tema foi proposto por ser um assunto da atualidade e de interesse internacional. O papel da mídia é informar e divulgar meios eficazes para que se possa combater o Aquecimento Global e única maneira para guerrear contra um futuro “precário” é fazendo um trabalho de conscientização em toda sociedade. E será sobre essa obrigatoriedade dos meios de comunicação que esse trabalho irá tratar.
III. METODOLOGIA
Foram feitas pesquisas na internet e periódicos e entrevistas com profissionais e voluntários que ajudam a combater o Aquecimento Global.
IV. SITEGRAFIA
www.globoamazonia.com (acesso em 02/10/2009) www.greenpeace.org.br (acesso em 02/10/2009) www.suapesquisa.com/geografia/aquecimento_global.htm (acesso em 21/11/2009) www.brasilescola.com/geografia/aquecimento-global.htm (acesso em 21/11/2009) www.ecoviagem.uol.com.br/noticias/ambiente/nosso-planeta/-o-dia-depois-de-amanha-e-um-filme-que-enfoca-as-mudancas-climaticas-4319.asp (acesso em 21/11/2009)
INTRODUÇÃO
Todos os dias são mostradas na televisão, nos jornais e revistas, notícias sobre as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo no clima mundial. Pesquisadores afirmam nunca terem visto mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como as