resumo
Colocam em evidência o caráter disciplinador da cultura, pois revelam o permitido e o não permitido.
Ritos, rituais e cerimônias
Numa organização, seja ela do primeiro, segundo ou terceiro setor, pública ou privada, “os ritos, rituais e cerimônias são exemplos de atividades pensadas estrategicamente com conseqüências práticas e expressivas que dão maior visibilidade à cultura organizacional ao torná-la mais tangível e coesa”. Os ritos, rituais e cerimônias tornam-se mais relevantes à medida que apontam padrões de decoro aceitáveis, identificando atitudes inadequadas, demarcando áreas de proibições, reduzindo os conflitos e criando novas visões e valores ao estabelecer paradigmas ou quebrar tabus. Fornecem as diretrizes para toda e qualquer ação individual e/ou coletiva dentro da organização.
Ritos, rituais e cerimônias
Tem a capacidade de tornar expressiva a cultura, à medida que comunicam de que maneira as pessoas devem comportar-se na organização, mostrar os padrões de procedimentos, estabelecer limites para diversões , aproximar as pessoas, reduzir os conflitos e guiar o comportamento através da dramatização dos valores básicos.
Rito, Ritual e Cerimônia
Ritos/Rituais: são “cerimônias” que ocorrem dentro das organizações, que podem envolver desde comemorações, até ações de integração de novos colaboradores.
Os ritos fornecem senso de segurança e identidade. Diante das mudanças culturais e das variadas situações vividas nas organizações.
Rito, Ritual e Cerimônia Os rirtanto:
Facilitam mudança (PASSAGEM)
Fornecem reconhecimento público (REFORÇO)
Renovam estruturas sociais (RENOVAÇÃO)
Restabelecem equilíbrio nas relações(REDUÇÃO DE CONFLITO)
Reafirmam e resseguram o controle - a moral da norma (INTEGRAÇÃO)
Ritos Organizacionais
Ritos de Passagem: usados para facilitar a mudança de status,