resumo
Nessa palestra também foi abordada os tipos de unidades de medidas de temperatura, nos países de língua latina é utilizada a unidade de medida Celcius °C e nos países de língua inglesa se utiliza o Fahrenhait °F.
Os tipos de termômetros que nos foram apresentados são, termômetro de vidro, bimetálicos, sistemas termais, termopares pirômetros e termômetros de resistência. O termômetro de vidro é o mais comum, muitas pessoas têm em casa para medir a temperatura do corpo em caso de febre. Em muitos lugares era comum o uso do termistor para medir a temperatura dos alimentos, como em aviões, por exemplo, onde era feita a medição de cada refeição que chegava a bordo, porém, esse modo não era muito eficaz, pois, o termistor constitui em uma haste de ferro e para medir a temperatura dos alimentos era preciso violar sua embalagem, com isso, o alimento ia perdendo temperatura até o momento de ser servido, outro risco é o de contaminação cruzada, se o primeiro alimento a ser medido estivesse contaminado, o termistor transmitiria a bactéria para os demais alimentos a serem medidos. Para medir a temperatura dos alimentos, o mais indicado é o uso do termômetro infravermelho, é um instrumento de medição a distância que evita o contato com o alimento e a transmissão de bactérias que poderiam causar uma contaminação cruzada.
Sabemos que a temperatura dos alimentos é um fator muito importante para sua conservação, por esse motivo devemos sempre utilizar os equipamentos de medições apropriados para conferir sua temperatura sem interferir em sua conservação.