resumo
Pressão é toda a força exercida pelo fluido por unidade de área. A pressão arterial é exercida pelo sangue contra a superfície interna das artérias e são determinadas pelos batimentos cardíacos. No momento em que o coração ejeta seu conteúdo na aorta, a energia é máxima, gerando consequentemente a pressão máxima. Esta fase no ciclo cardíaco chama-se sístole, e a pressão é chamada de pressão arterial sistólica. Antes do próximo batimento cardíaco, a energia é mínima, gerando portanto a menor pressão arterial do ciclo cardíaco. Esta fase é chamada de diástole, e a pressão é chamada de pressão arterial diastólica.
Transportes entre membranas biológicas
A membrana celular é formada por açúcares, lipídios e proteínas. Suas funções são: ∙ Regularizar a composição dos fluidos intra e extracelulares; ∙ Regularizar o volume celular; ∙ Regularizar o metabolismo intracelular; ∙ Gerar, propagar e decodificar sinais.
Transporte Passivo
São movimentos aleatórios de uma área de maior concentração para outra de menor concentração. Não há consumo de energia. Ex.: O2, CO2, álcool, hormônios.
Alguns fatores que afetam a velocidade de difusão: ∙ Diferença de concentração; ∙ PM; ∙ Distancia; ∙ Área; ∙ Temperatura.
Difusão Facilitada
Algumas substâncias como a glicose e alguns aminoácidos tem tamanho superior a 8 Angstrons e não conseguem passar através da matriz por transporte passivo, contando, para isto, com o trabalho de proteínas transportadoras.
Osmose
É um fenômeno de difusão em presença de uma membrana semipermeável. Duas soluções de concentração estão separadas por uma membrana que é permeável ao solvente e insolúvel ao soluto. Há passagem do solvente de onde está em maior quantidade para onde está em menor quantidade. A pressão com qual a água é forçada