Resumo
Os primórdios da organização do espaço geográfico: O espaço geográfico resulta da atuação do homem (com suas técnicas, desenvolvida ao longo da história) sobre o meio natural. Portanto o espaço geográfico reflete a evolução da sociedade, que deixou marcas visíveis sobre a natureza, como estradas.
Impacto do capitalismo sobre o espaço geográfico: Os feudos restringiam a mobilidade da população, diminuíam o número de conflitos e desenvolviam técnicas agrícolas. As cruzadas favoreceram as atividades comerciais e ampliaram os horizontes. Dai muitos estudiosos considerarem os séculos XV e XVI como o período de nascimento do capitalismo.
DIT (Divisão Internacional do Trabalho): Constitui a interdependência econômica estabelecida entre os países a partir do surgimento do capitalismo. Essa interdependência estabelece o papel de cada país no contexto da economia mundial. Países subdesenvolvidos exportam matéria prima; Países desenvolvidos exportam produtos manufaturados.
Duas Guerras Mundiais: I Guerra Mundial (1914 a 1918): rivalidades de origem econômica e territorial entre: Tríplice aliança: Alemanha, Itália e Hungria, Tríplice Entente: Inglaterra, França e Rússia. A tríplice entente saiu vencedora desse conflito. II Guerra Mundial (1938 a 1945): a Alemanha se fortaleceu no período entre guerra e iniciou um período de expansão territorial. Países do Eixo–Alemanha, Itália e Japão. Países Aliados–EUA, URSS, França e Inglaterra. Os países aliados saíram vitoriosos.
O espaço geográfico bipolarizado: Com o fim da segunda Guerra Mundial (1945) o capitalismo representado pelos EUA se deparou com o socialismo, representado pela URSS. Proposta nas relações entre o homem e a natureza. Socialismo gestão coletiva. Capitalismo gestão individual.
Guerra Fria (1945 –1991): Confronto ideológico entre o capitalismo e o socialismo (sem confronto direto entre essas duas potências nucleares). Por não ter tido um confronto