Resumo
Quanto à religião dos esquimós fica evidente que estes acreditam em espíritos e em reencarnação. Nesse sentido seus hábitos conflitam-se com a religião católica. Os diferentes valores e costumes geram um confronto entre o catolicismo e o Esquimó.
Brancos e Esquimós também desfrutam de hábitos alimentares distintos. O Esquimó se alimenta da caça, principalmente ursos polares, focas e raposas. Enquanto que o homem Branco utiliza comida enlatada, carne refrigerada e bebida alcoólica.
O casamento também é encarado de maneira distinta entre Esquimó e homem Branco. Entre os Esquimós os casamentos aconteciam por meio de trocas. A mulher por ser minoria na população esquimó, muitas vezes é tratada como mercadoria. Infidelidade ou traição não existe entre os Esquimós, porém existem algumas “leis”, ou tradições que devem ser respeitadas.
O parentesco entre esquimós é definido pela família com quem viaja (nomadismo), de resto são amigos e conhecidos, é difícil ter mais de um filho, pelas condições precárias. A preferência também é por ter meninos, pois são mais fortes, e poderão viver mais facilmente depois de adultos.
O sexo para os esquimós existe para procriação e satisfação do homem. Mas mesmo assim, a mulher faz aquilo que ele pede, porque foi criada para satisfazer e agradar o seu marido, e outros homens que o marido ache que ela deva se deitar.
O papel do homem e da mulher é bem definido na