resumo
Científico de Cultura
Ao longo do século XIX, a adoção de um procedimento positivo na reflexão sobre o homem e a sociedade resulta na criação da sociologia e da etnologia como disciplinas científicas.
A etnologia por sua vez, vai tentar dar uma resposta objetiva à velha questão da diversidade humana.
A palavra está em voga, mas é utilizada, na maior parte dos casos, tanto na França quanto na Alemanha, com um sentido normativo. Os fundadores da etnologia vão dar um conteúdo puramente descritivo.
A introdução do conceito de cultura se fará com desigual sucesso nos diferentes países onde nasce a etnologia.
Enfim, a cultura é adquirida e não depende da hereditariedade biológica.
Para Tylor, a hesitação entre "cultura" e "civilização" é característica do contexto da época.
A etimologia da palavra civilização remete à constituição das cidades e o sentido que a palavra tomou nas ciências históricas designa principalmente as realizações materiais, pouco desenvolvidas nessas sociedades.
. Herdeiro do Iluminismo, ele aderiu igualmente à concepção universalistada cultura dos filósofos do século XVIII.
Ele tentava conciliar em uma mesma explicação a evolução da cultura e sua universalidade.
Após um temporada passada no México, Tylor elaborou seu método de estudos da evolução da cultura pelo exame das "sobrevivèncias" culturais.
O método de exame das sobrevivências levava logicamente à adoção do método comparativo que Tylor introduziu então na etnologia.
Pelo método comparativo, ele tinha como objetivo estabelecer ao menos uma escala grosseira dos estágios da evolução da cultura.Tylor desejava provar a continuidade entre a cultura primitiva e a cultura mais avançada.
. Entre primitivos e civilizados, não há uma diferença de natureza mas simplesmente de grau de avanço no caminho da cultura
Pode-se perceber que o evolucionismo de Tylor não excluía um certo sentido da relatividade