resumo
1. HISTÓRICO
E
IMPORTÂNCIA
SÓCIO-ECONÔMICA
DA
CAFEICULTURA
Antônio
1
Nazareno
1
Guimarães
Mendes ,
Rubens
José
1
Guimarães e Carlos Alberto Spaggiari Souza .
(1)
Professores Doutores do Departamento de Agricultura da Universidade Federal de
Lavras.
O cafeeiro é uma planta originária do continente Africano, das regiões altas da Etiópia (Cafa e Enária), podendo ser a região de Cafa responsável pela origem do nome café. É uma planta de sub-bosque, de nome café, o qual também é dado ao fruto, à semente, à bebida e aos estabelecimentos que a comercializam(Graner e Godoy Junior, 1967).
Não se tem nenhum documento ou indício histórico sobre o conhecimento do café antes do século XV, nem sequer na própria pátria do cafeeiro, onde, quando muito, a bebida existia ainda de forma oculta, em algum povo nativo do interior daquele país (Drenkpol, 1927 citado por Romero e Romero, 1997).
O mais antigo manuscrito sobre o café, de Abd-alkader, data de
1559. Embora existam alguns comentários de que o uso do café é bem anterior a essa data, não há, até então, nenhum documento histórico que o comprove (Drenkpol, 1927 citado por Romero e Romero, 1997).
Lendas da descoberta do cafeeiro pelo homem
Uma dessas lendas conta que um pastor da Etiópia, de nome
Kaldi, tomava conta de dois rebanhos e notou que as cabras de um deles se tornavam mais vivas, saltitantes e tinham uma aparência mais saudável, após comerem folhas e frutos de uma planta ali existente. O pastor intuitivamentete resolveu fazer uma experiência: trouxe para o mesmo local as cabras do outro rebanho e notou que em pouco tempo elas se modificaram, apresentando comportamento similar ao do outro grupo. Vendo isto, o próprio pastor, por
2 curiosidade, passou a comer folhas dessas plantas, observando seu efeito estimulante e tornando-se o pastor mais esperto, inteligente e comunicativo da região. Um monge, vendo o efeito das folhas nas cabras e no